segunda-feira, 19 de julho de 2010

Formação continuada


   A formação continuada se apresenta como algo sine qua non para a profissão Professor. Utilizar o mesmo currículo no decorrer de anos, as mesmas anotações em desgastados cadernos de campo é se deparar com alunos indisciplinados e desmotivados que se recusam a “receber” conhecimentos ultrapassados que de nada lhe servem para o seu cotidiano. Nessa busca por inovações pedagógicas a prática do estudo individual e coletivo é fundamental para a efetivação da melhoria na qualidade do ensino aprendizagem de nossos alunos.
   Antonio Nóvoa nos coloca que mais vale alguns poucos anos de experiência na busca de novas formas de se ensinar do que vinte anos de uma experiência igual, ano a ano. Nesse sentido precisamos repensar nossa prática ultrapassando o senso comum, superando os estudos acadêmicos sem que haja a necessidade de abandoná-los, mas sim agregar novos conhecimentos, somando informações para assim construir esse conhecimento partindo da fundamentação teórica.
   No cotidiano escolar o tempo dedicado à formação continuada é de fato muito pouco, ou em alguns casos, nulo, contudo precisamos reorganizar nosso tempo para que possamos nos formar continuamente, isso sem sombra de dúvida fará a diferença em nossa prática escolar e no resultado de nosso trabalho. 

Elen L. Prates

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