terça-feira, 3 de agosto de 2010

Orientações Curriculares de Mato Grosso

Estamos entrando na reta final da construção coletiva das Orientações Curriculares de Mato Grosso.
Segundo o orientativo elaborado pela Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso o objetivo das Orientações Curriculares - OCs é provocar o diálogo entre professor e escola acerca da prática docente, que contribua para a reflexão sobre quais  conhecimentos os alunos precisam construir em cada uma das áreas do conhecimento. 
Muitos foram os momentos de estudo e reflexão coletiva nessa construção, na própria SEDUC (Sueb e Sufp), nos CEFAPROs, em Cuiabá num diálogo entre SEDUC, CEFAPROs e consultores, em seguida os professores que atuam nas escolas estaduais também realizaram estudos reflexivos contribuindo para o documento. 
Foram organizados seminários em instância escolar, municipal e regional. No caso da nossa região o CEFAPRO de Pontes e Lacerda envolve 10 municípios (Pontes e Lacerda, Nova Lacerda, Jauru, Comodoro, Vila Bela da Santíssima Trindade, Conquista D'Doeste, Rondolândia, Figueirópolis, Campos de Júlio e Vale do São Domingos) que estarão reunidos em nosso seminário Regional.

Criou-se também um Grupo de Sistematização das OCs, este GT é formado por Professores Formadores dos CEFAPROs para a organização das contribuições vindas das escolas. 
Abaixo apresento o cronograma de todos estes trabalhos, alguns eventos já aconteceram, outros estão por vir.

Ver pessoas envolvidas, dispostas a construir uma educação com mais qualidade é muito gratificante, contudo nesse processo reflexivo nos deparamos com outras pessoas, aquelas que ainda possuem o discurso em que o culpado por todos os problemas encontrados na educação é sempre do "sistema", são estas mesmas pessoas que se recusam em discutir, oferecer proposituras para fazer dessa diretriz a "cara" da educação mato-grossense. Ignoram que boa parte da responsabilidade pelo ensino e pela aprendizagem é do próprio professor, afinal se isentar da culpa me parece perfil daquele que não é comprometido com seu trabalho. Mas o que ou quem é o sistema? Seria o MEC, a SEDUC, a Gestão escolar? Não somos nós parte desse sistema? Por que é fácil criticar e tão difícil fazer a diferença? Pois fico muito satisfeita em dizer que muitos de nós fazemos a diferença quando refletimos nossa prática, quando estamos nos formando continuamente e fazendo da nossa prática uma oportunidade para a auto-avaliação. Somos muitos, o IDEB mostra isso! Fizemos a diferença e continuaremos fazendo.
Espero que o resultado final dessas Orientações Curriculares do Estado de Mato Grosso sejam concluídas de forma brilhante e que a partir desse documento demarquemos nosso espaço (merecido) na educação brasileira.
Grupo 14 Teatral (EE 14 de Fevereiro) em apresentação no Hotel Fazenda Mato Grosso em ocasião da Formação dos CEFAPROs em agosto de 2009. 


























Elen L. Prates

Nenhum comentário:

Postar um comentário