Segundo o orientativo elaborado pela Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso o objetivo das Orientações Curriculares - OCs é provocar o diálogo entre professor e escola acerca da prática docente, que contribua para a reflexão sobre quais conhecimentos os alunos precisam construir em cada uma das áreas do conhecimento.
Muitos foram os momentos de estudo e reflexão coletiva nessa construção, na própria SEDUC (Sueb e Sufp), nos CEFAPROs, em Cuiabá num diálogo entre SEDUC, CEFAPROs e consultores, em seguida os professores que atuam nas escolas estaduais também realizaram estudos reflexivos contribuindo para o documento.
Foram organizados seminários em instância escolar, municipal e regional. No caso da nossa região o CEFAPRO de Pontes e Lacerda envolve 10 municípios (Pontes e Lacerda, Nova Lacerda, Jauru, Comodoro, Vila Bela da Santíssima Trindade, Conquista D'Doeste, Rondolândia, Figueirópolis, Campos de Júlio e Vale do São Domingos) que estarão reunidos em nosso seminário Regional.
Criou-se também um Grupo de Sistematização das OCs, este GT é formado por Professores Formadores dos CEFAPROs para a organização das contribuições vindas das escolas.
Abaixo apresento o cronograma de todos estes trabalhos, alguns eventos já aconteceram, outros estão por vir.
Ver pessoas envolvidas, dispostas a construir uma educação com mais qualidade é muito gratificante, contudo nesse processo reflexivo nos deparamos com outras pessoas, aquelas que ainda possuem o discurso em que o culpado por todos os problemas encontrados na educação é sempre do "sistema", são estas mesmas pessoas que se recusam em discutir, oferecer proposituras para fazer dessa diretriz a "cara" da educação mato-grossense. Ignoram que boa parte da responsabilidade pelo ensino e pela aprendizagem é do próprio professor, afinal se isentar da culpa me parece perfil daquele que não é comprometido com seu trabalho. Mas o que ou quem é o sistema? Seria o MEC, a SEDUC, a Gestão escolar? Não somos nós parte desse sistema? Por que é fácil criticar e tão difícil fazer a diferença? Pois fico muito satisfeita em dizer que muitos de nós fazemos a diferença quando refletimos nossa prática, quando estamos nos formando continuamente e fazendo da nossa prática uma oportunidade para a auto-avaliação. Somos muitos, o IDEB mostra isso! Fizemos a diferença e continuaremos fazendo.
Espero que o resultado final dessas Orientações Curriculares do Estado de Mato Grosso sejam concluídas de forma brilhante e que a partir desse documento demarquemos nosso espaço (merecido) na educação brasileira.
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