terça-feira, 17 de agosto de 2010

Palavras sobre Arte-educação

Ser Arte Educadora é mais que dizer quais são as cores primárias, secundárias e terciárias. Ser Arte Educadora é oportunizar um mundo novo cheio de descobertas, é tirar o educando do “casulo” como a borboleta que sai ao mundo mostrando seu colorido, sua fragilidade, sensibilidade, alegria e vida! É envolver-se acreditando que é possível a mudança dentro de cada ser humano que encontrarmos em cada sala de aula por onde passarmos. Mudança esta que só será possível porque a criatividade estará lá, em todo ser humano, pronto para eclodir, só se faz necessário alguém que auxilie nessa eclosão, este é o papel do Arte Educador.
No decorrer do curso de Educação Artística – Habilitação em Artes Plásticas, buscávamos fórmulas de como ensinar arte, qual seriam as técnicas necessárias para tal prática? Todas as tentativas em busca da melhor forma de desempenhar o papel de Arte-educador foram em vão! Ao nos preparar para as aulas do estágio pensávamos: como faremos? Estou pronta? Nunca estaríamos...Não da forma como gostaríamos  de estar.
A Arte-educação perpassa por caminhos muito mais ligados á própria sociedade do que em desenvolver talentos artísticos dos alunos. Não digo isso acreditando que a arte não esteja ligada às aulas práticas, onde o aluno desenvolve sim técnicas, mas o arte-educador deve utilizar desse artifício para que a Arte seja desenvolvida no sentido real da palavra.

“A Arte é a força cuja finalidade deve desenvolver a alma humana”. Vassily Kandinsky (Bertello, p. 36, 2004)

A criatividade do homem se desenvolve no contexto cultural, em uma realidade social, onde será moldado o próprio valor da vida, desenvolvendo dois pólos de uma mesma relação: a sua criatividade e sua criação.
           Percebemos que a arte-educação é fundamental no processo de aprendizagem, no desenvolvimento da criatividade e mais precisamente na construção do ser cidadão em cada aluno, esse fator é fundamental na preparação do educando para o processo seletivo.
            Não podemos simplesmente “ensinar” os educandos, mas devemos desenvolver ações que possam conduzir o alunado ao conhecimento, utilizando a avaliação constante no decorrer da aprendizagem; oferecendo formas de auto-conhecimento através da Arte-educação, afinal quem conhece sua própria realidade se torna forte, conhecedor de seus deveres e direitos buscando sempre vivenciar sua plena cidadania. Um povo que vê sua cultura como um tesouro valioso, que representa sua história e sua essência é um povo que se reconhece como cidadão. A arte tem papel fundamental nesse reconhecimento.

Elen L. Prates

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